...

...

LIDERANÇAS RELIGIOSAS SÃO PERSEGUIDAS EM CUBA.

Publicada em: 02/04/2024 15:58 - Notícias

A repressão à liberdade religiosa continua em Cuba após os protestos de julho de 2021, enquanto um novo relatório de vigilância da perseguição contabiliza 622 violações da liberdade religiosa registradas em 2023, em meio a um retorno às “táticas linha dura”.

A ilha caribenha manteve um elevado nível de incidentes semelhantes aos 657 casos notificados em 2022 e manteve um aumento significativo em relação aos 272 casos notificados em 2021 por uma organização sediada no Reino Unido.

O relatório de março de 2024 da CSW intitulado “Repressão e resistência, um regresso às táticas de linha dura” destaca legislação repressiva e violações sistemáticas dos direitos humanos que afetaram líderes religiosos e congregações de várias religiões, incluindo grupos afro-cubanos, Testemunhas de Jeová, protestantes e católicos romanos.

O governo comunista cubano, após os protestos de 11 de julho, intensificou as suas medidas repressivas, visando grupos e líderes religiosos com uma legislação cada vez mais dura. Tanto as associações religiosas registradas, como as não registradas estão sujeitas a vigilância intrusiva, repetidos interrogatórios e ameaças destinadas a sufocar as suas atividades religiosas.

Entre as várias violações de direitos destacadas no relatório estavam os líderes religiosos que foram ameaçados e pressionados para expulsar familiares de presos políticos das suas congregações como parte de uma “política de isolamento social”. Foi negada aos presos políticos visitas religiosas ou o direito de receber materiais religiosos. As crianças foram submetidas a abusos verbais na escola “por causa das suas crenças religiosas”. Os líderes de grupos religiosos não registrados enfrentaram assédio, ameaças e multas.

Fonte: Folha Gospel

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...